Automotivação é o Ato de Motivar a Si Mesmo

Automotivação é o Ato de Motivar a Si Mesmo

Automotivação é o Ato de Motivar a Si MesmoAutomotivação

Automotivação é o ato de motivar a si mesmo, provocada por estímulos internos.

A pessoa é o que é, pois encontra motivos dentro de si para alcançar seus objetivos, age de acordo com o que tem que ser feito.

Alguém automotivado não espera acontecer, corre atrás do que quer.

Considerando a resistência uma pessoa que é motivada externamente é muito mais propícia a desistir do que uma automotivada, pois a motivação externa pode acabar, porém a interna não, o objetivo é abraçado, estudado e alcançado dentro dos limites.

Importância da Automotivação

Ela é importante, pois permite realizar as tarefas com primor, eficiência e qualidade.

As atividades diárias podem se tornar mais agradáveis e suaves, tornando não só o trabalho, mas todas as atividades mais satisfatórias e fáceis de realizarem.

As tarefas passam a ser vistas como desafios e sua realização se tornam prazerosas, menos conectadas a obrigação.

Sentimento

Automotivação é um sentimento que incentiva determinadas e variadas ações.

Esse sentimento possuí inúmeras formas de ser estimulado, uma das teorias de estimulo da motivação é através do sucesso pessoal, que acontece como consequência de ações que realizam necessidades pessoais, essa realização pode acontecer de varias formas, sendo desde cumprir necessidades fisiológicas a realizar necessidades sociais.

Conceitos

São geralmente comentados dois tipos conceituais de motivação, sendo eles a motivação intrínseca e a motivação extrínseca.

A primeira observa que a combustão do sentimento de motivação acontece devido a fatores “internos” que são baseados na busca pela necessidade pessoal, ou seja, o desejo de realizar algo é o responsável por gerar ações.

Pelo fato de nesse caso a motivação estar acontecendo por um processo interno, a motivação intrínseca é um exemplo de automotivação.

Já o segundo conceito retrata que o grau de motivação é determinado por fatores externos, sendo controlado pelo ambiente no qual a pessoa vive, um bom relacionamento, sucesso profissional, remuneração ou simplesmente ser aceito em um grupo de pessoas e ser considerado amigo.

Quando esses são fatores determinantes da combustão que gera o sentimento de motivação, torna a ação extrínseca.

 

Leia Também:

Conceitos de Coaching

Alguns Conceitos Sobre Coaching

Teoria X

Teoria X – Conceitos Básicos De Liderança Frente a Este Perfil

 

Posted in Coaching and tagged , , .